20 de Abril de 2024
Você está em: Home > Comunicação > Notícias > Receita Estadual faz ofensiva para reduzir a inadimplência do IPVA

Receita Estadual faz ofensiva para reduzir a inadimplência do IPVA

Veículos na via pública
Blitze nos inadimplentes do IPVA - Foto: Leandro Osório - Palácio Piratini

A Receita Estadual faz, nesta segunda-feira (23), as primeiras blitze do ano para combater os índices de inadimplência do IPVA 2016 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). As barreiras ocorrem tanto em Porto Alegre como em Gravataí. De uma frota superior a 3,6 milhões que é tributada no estado, um total de 718.962 veículos seguem transitando com o imposto atrasado, o que representa mais de R$ 342 milhões que deixaram de ingressar nos cofres públicos até o momento.Com uma inadimplência de 20%, significa que um em cada cinco proprietários deixou de pagar o imposto dentro do calendário, que neste ano se encerrou no final de abril. A expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 2,45 milhões, mas até o momento foram arrecadados pouco acima de R$ 2,1 milhões. Metade desses valores são repassados automaticamente para as prefeituras gaúchas conforme o município de emplacamento.
Em Porto Alegre, as barreiras serão efetuadas em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda e a EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação). Na Capital, a inadimplência é de 21%, com 112.384 veículos circulando com o IPVA atrasado. Isso representa cerca de R$ 65,5 milhões de arrecadação. Já em Gravataí, a inadimplência está em 27%, com 22.466 contribuintes em atraso (R$ 9,8 milhões que não entraram nos cofres públicos dentro do prazo)