Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Seja bem-vindo(a)!
18 de Abril de 2024
Início do conteúdo
Você está em: Home > Comunicação > Notícias > RECEITA ESTADUAL AUTUA MAIS DE 68 MIL PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS COM IPVA DE 2015 EM ATRASO

RECEITA ESTADUAL AUTUA MAIS DE 68 MIL PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS COM IPVA DE 2015 EM ATRASO

Veículos na via pública
Veículo deve estar em dia para ser lecenciado - Foto: SEFAZ RS

Para combater a inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Receita Estadual autuará neste mês mais de 68 mil proprietários de veículos inadimplentes com o IPVA de 2015. O valor total entre impostos, multa e juros, passará de R$ 41 milhões. A lista dos devedores autuados será publicada no Diário Oficial do Estado na semana que vem.

Após 60 dias da autuação, o contribuinte do IPVA que não quitar seus débitos terá os mesmos inscritos em dívida ativa, tendo como consequências a multa moratória de 25% sobre o valor do imposto, incidência da taxa SELIC e possibilidade de restrição ao crédito (protesto, SERASA e CADIN/RS), ficando ainda sujeito à cobrança judicial, o que poderá implicar outros ônus como, por exemplo, a indicação de bens à penhora, assim como encargos referentes a custas e a honorários.

É importante lembrar que o proprietário que for flagrado nas barreiras com o IPVA atrasado terá custos que vão além de colocar em dia o imposto, pois transitar sem o Certificado de Registro e de Licenciamento de Veículo (CRLV) significa infração gravíssima (art. 230, V, do Código de Trânsito Brasileiro), com risco de multa de R$ 191,53 e sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, há custos pelos serviços de guincho e depósito do Detran.

            Para regularizar a situação o contribuinte poderá fazer o pagamento à vista ou parcelar o débito, mais informações estão disponíveis neste site.

 

Compartilhar: