Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Seja bem-vindo(a)!
24 de Abril de 2024
Início do conteúdo
Você está em: Home > Comunicação > Notícias > Opção de pagamento antecipado do IPVA termina em março

Opção de pagamento antecipado do IPVA termina em março

Opção de pagamento antecipado do IPVA termina em março
Opção de pagamento antecipado do IPVA termina em março

Opção de pagamento antecipado do IPVA termina em março

Motoristas que quitarem o tributo veicular até o final deste mês garantem descontos de até 22,4%

Os motoristas gaúchos têm até o final de março para efetivar o pagamento antecipado do IPVA 2023 e garantir descontos que podem chegar a 22,4%. O adiantamento do tributo oferece ao contribuinte uma redução automática de 3% pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (de até 15% para três anos sem infração de trânsito) e Bom Cidadão (de até 5% para quem possuir 150 ou mais notas fiscais com CPF emitidas no período entre 1º/11/2021 e 30/10/22).

Os motoristas que optaram pelo parcelamento também precisam ficar atentos ao vencimento da terceira cota do tributo, que ocorre no dia 31 de março. O contribuinte que quitar a parcela dentro do prazo garante desconto de 3%. O ciclo do IPVA 2023 deste ano permitiu parcelamento em seis vezes ao motorista que aderiu ao fracionamento em janeiro.

O vencimento do imposto veicular ocorre a partir da última semana de abril, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual. O contribuinte que efetivar o pagamento do imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas permanece com as reduções de Bom Motorista e Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso esteja apto para os benefícios.

Saiba mais

Quem paga IPVA? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2004, exceto os isentos em lei.

Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível.

Alíquotas do IPVA no RS

3% - Automóveis e camionetas
2% - Motocicletas
1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.

Frota total do Estado 2022: 7.413.277
Frota pagante de IPVA: 53,8%
Frota isenta de IPVA: 46,2%

Para mais informações sobre o IPVA 2023, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: