Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Seja bem-vindo(a)!
27 de Abril de 2024
Início do conteúdo
Você está em: Home > Comunicação > Notícias > Mais de 1,5 milhão de veículos estão com o IPVA 2024 quitado

Mais de 1,5 milhão de veículos estão com o IPVA 2024 quitado

Mais de 1,5 milhão de veículos estão com o IPVA 2024 quitado
Mais de 1,5 milhão de veículos estão com o IPVA 2024 quitado

Estado recolheu R$ 2,3 bilhões com a antecipação do tributo até janeiro

Um balanço da Receita Estadual, divulgado nesta segunda-feira (5), mostra que mais de 1,5 milhão veículos emplacados no Rio Grande do Sul quitaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 até o fim de janeiro. O número equivale a 40,7% da frota considerada tributável, atualmente de 3,8 milhões de automóveis.

Conforme o levantamento, o Estado recolheu aos cofres R$ 2,3 bilhões com a antecipação e pagamento da primeira cota de parcelamento. O valor representa 45,9% da arrecadação projetada com o IPVA 2024. A quantidade de automóveis quitados e o valor arrecadado até janeiro estão em patamares semelhantes aos registrados no ciclo do ano passado.

Na comparativo com 2023, o balanço revela um salto na adesão ao parcelamento do tributo, que se encerrou no dia 31 de janeiro, com o pagamento da primeira cota. Mais de 445 mil veículos optaram pelo fracionamento em seis vezes, um aumento de 32,8% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Constituição Federal, depois de destinar a parte obrigatória ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Estado repassa 50% do valor arrecadado com o IPVA para o município de emplacamento do veículo.

O IPVA 2024 pode ser quitado em fevereiro com desconto de 3% pela antecipação. Somando os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução pode chegar a 22,4%.

Como pagar

O proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar

Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.

Fique atento a golpes

Fique atento para endereços falsos e golpes na internet. Acesse apenas o domínio oficial da Receita Estadual: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA, e os sites verdadeiros do governo e da geração do QR Code para pagamentos PIX estão no domínio – rs.gov.br/

Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas. São elas:

Nome: Ipva Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do Rs S.A
Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90030080
Bco do Estado do RS S.A.

Mais informações no site da Receita Estadual.

Texto: Ascom Sefaz

Compartilhar: